Já ouviu o som do latim? Venha ao Museu Nacional de Arqueologia ouvir como falavam os romanos!

O Museu Nacional de Arqueologia e a empresa Your Podcast, com o indispensável apoio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, apresentam a partir de abril, na exposição internacional “Lusitânia Romana. Origem de dois Povos / Lusitania Romana. Origen de dos pueblos”, um novo e arrojado projeto.

Trata-se da gravação dos textos das inscrições latinas expostas. Esses breves textos em latim podem ser escutados através de áudio-guias disponíveis para os visitantes, enquanto acompanha a leitura de cada monumento epigrafado exposto nesta mostra.

Esta nova possibilidade permite ao visitante de imediato complementar a compreensão do texto, escutando também a leitura em português, espanhol ou inglês, apercebendo-se das semelhanças ou diferenças, ou lendo diretamente o texto de cada inscrição, que se apresenta em português ou inglês junto de cada suporte.

Para que esta viagem no tempo seja o mais fiel possível, as leituras foram realizadas por um latinista – Mário Silva – doutorando do Departamento de Clássicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Se ainda não visitou esta exposição, o que pode fazer até junho, aproveite agora mais esta inesperada valência que oferecemos.

Se já teve a oportunidade de fazer a visita regresse e deixe-se surpreender, admirando de novo os 210 bens culturais aqui reunidos pertencentes a 19 museus de Portugal e Espanha, enquanto ouve a língua oficial do Império Romano, e de onde evoluíram o português e o espanhol.

Oiça aqui um exemplo.